Em seu quarto número, a REI – Revista Educação e suas Interdisciplinaridades, vinculada ao Centro Educacional ESL, apresenta o dossiê: EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPERIÊNCIAS, PRÁTICAS E DESAFIOS, no qual estão contidas diferentes reflexões que nos levam a pensar as múltiplas possibilidades da educação brasileira, tendo seu caráter interdisciplinar e marcada pela multiplicidade, a publicação nos convida a pensarmos e discutirmos a educação enquanto produção e práxis transformadora da sociedade.
A construção da personalidade da pessoa é resultante de muitos atividades, atitudes e ações desenvolvidas ao longo de sua existência, começando na educação infantil e na relação que a criança começa a estabelecer com o mundo no convívio escolar. Todas as práticas desencadeadas às pessoas, em determinado momento de sua existência, pressupõem conhecimentos e teorias prévias acerca daquele momento e também dos vindouros. Sempre temos presente que a educação é um espaço de construção de personalidades, e que essas devem ser vistas sempre como sujeitos e protagonistas dos diferentes processos.
A proposta do dossiê tem por objetivo reunir e compartilhar pesquisas e reflexões pedagógicas, que dialoguem com o cotidiano educativo, os desafios e as práticas, bem como sobre a formação docente na Educação Infantil. De outra forma, pretende acolher estudos, práticas e percursos investigativos que evidenciem movimentos e registros na prática da educação infantil: pesquisa e prática pedagógica. Instrumentos de registro na (re) construção das práticas pedagógicas da Educação Infantil.
Desejamos uma ótima leitura e convidamos nossos leitores a fazerem parte de nossa esquipe de estudantes e pesquisadores.
Eraldo Alves de Sousa
Diretor