A Base Nacional Comum Curricular: Olhares e Reflexões

Publicado em: 29/12/2022

Podemos dizer que ao iniciar um projeto temos receio, dúvidas e até mesmo medo. Com o Projeto Editorial da Revista Educação e suas Interdisciplinaridades não foi diferente, a equipe reunida pensou, sistematizou e laçou o desafio para docentes e discentes da instituição e das instituições parceiras, evidentemente que não estamos consolidados ou maduros intelectualmente, o mundo editorial e acadêmico é seletivo, e muitas vezes competitivo, a ponto de termos a dimensão humana esvaziada, anulada pelos lugares e pelas relações de poder que a compõem, mas, o que importa é que o desafio foi aceito e continua produzindo bons frutos, o terceiro número de nossa revista é mais um deles.


Finalizando o ano de 2022, chegamos a publicação de 3 números, e mais um volume especial que trouxe os resumos expandidos do IV Simpósio Educacional da ESL1. O presente número propõe uma reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) documento que tem levantado críticas e análises diferentes sobre a educação e os caminhos de uma prática pedagógica centrada no estudante, o tema é analisado por vários olhares e por vários enfoques, não perdendo de vista que o educador, a educadora, são sujeitos permanentemente preocupados com a construção dos saberes educativos.
Por fim, desejamos que mais uma vez, os textos de nossa revista multipliquem as formas e as formas e as possibilidades de se pensar a educação.