O ano de 2024 surge como um momento de desafios para a educação e para toda a sociedade, para além das dimensões técnicas e políticas de organização da sociedade, a educação continua sendo a principal ferramenta de transformação e de uma lenta, mas segura revolução. Liderar um projeto educativo como que desenvolvemos no Centro Educacional ESL é uma pequena parcela de contribuição na vida das pessoas, pessoas, que, assim como diria o Mestre Paulo Freire, atuam diretamente na transformação da sociedade.
Apresentamos mais um número de nossa revista, e sugerimos que a leitura dos textos de nossos alunos possam fomentar o desejo de produção acadêmica e difusão do conhecimento. É preciso reconhecer que a educação é um campo rico de pesquisa e reflexão. Diante disto, sugerimos que em nosso campo de pesquisa, reflexão e prática – a Educação –, nossos movimentos investigativos, por darem vozes, muitas vezes, às mais diversas pessoas e causas e por nos representarem enquanto profissionais que pesquisam e atuam, por meio de muitas diferenças humanas, temáticas e analíticas, sirvam para nos aproximar enquanto aliança de resistência.
Em nossa opinião, um dos meios que potencializam tais aproximações são espaços como o deste e de muitos outros periódicos. É a divulgação, a circulação e a discussão de trabalhos implicados, sérios e diversificados que multiplicam aqueles efeitos que consideramos positivos e que nos fortalecem enquanto área da Educação.
Mais que desejar uma boa leitura, desejo que ao ler, ao refletir sobre a educação, sejamos capazes de sermos sujeitos melhores, mais humanos, mais sensíveis ao mundo e aos desejos de nossos alunos. De forma especial, ousamos dedicar nossos textos e nossa prática a três grandiosas educadoras, Magda Soares (1932-2023), Ana Teberosky (1944-2023) e Emília Ferreiro (1936-2023), que nos deixaram, fisicamente, em 2023. Que suas ideias e sonhos permaneçam vivos em nós.
Eraldo Alves de Souza
Janeiro de 2024